fbpx
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Contato

Diaristas ganham destaque pela independência, apesar da informalidade

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Aos 47 anos, Vanuza Rosa, moradora de Vespasiano, na Grande BH, trabalha como diarista desde os 12 anos e destaca a independência como uma das principais vantagens da profissão. Ela faz parte de uma tendência crescente no Brasil, onde três em cada quatro trabalhadores domésticos atuam como diaristas sem carteira assinada, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2024.

Com 76% dos trabalhadores domésticos brasileiros na informalidade, o setor oferece flexibilidade, como montar a própria agenda e ganhos imediatos, fatores que atraem muitos profissionais. No entanto, especialistas alertam para a necessidade de organização financeira, como o pagamento voluntário ao INSS, para garantir segurança futura e aposentadoria.

A demanda por diaristas segue alta, mas os preços dos serviços têm aumentado. Em Belo Horizonte e região metropolitana, o valor médio da diária subiu 4,62% em 2024, alcançando R$ 182,58, segundo pesquisa do site Mercado Mineiro.

Fonte: O Tempo
Foto: Thomás Santos / O Tempo

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.