fbpx

Doenças podem ser detectadas pela voz, aponta estudo com inteligência artificial

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um estudo recente revelou que alterações na voz e na articulação das palavras podem ser sinais precoces de doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A pesquisa, conduzida por especialistas, demonstrou que em 25% dos casos de ELA, o primeiro indicativo da doença é uma mudança na maneira de falar.

Com o uso de Inteligência Artificial (IA), a análise de gravações de voz permite detectar características que, muitas vezes, passam despercebidas pelo ouvido humano. Além dessas doenças, a pesquisa também identificou que outras condições, como miastenia gravis e certos tipos de demência, podem ser inicialmente detectadas por meio da fala.

A coleta de amostras de voz foi realizada remotamente, com a periodicidade de exames variando a cada duas semanas ou dois meses, para possibilitar uma análise mais precisa da evolução dessas condições ao longo do tempo.

Fonte da matéria e da foto: Pexels

Encontre uma reportagem