Num encontro raro, dois aviões trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos estiveram estacionados, lado a lado, no aeroporto internacional de Confins, que atende à Região Metropolitana de BH, na sexta-feira (9). Os dois Boeing 737 realizaram voos especiais fretados pelo governo americano.
As aeronaves foram o Boeing 737-800 de matrícula N277EA (msn 32359) e o Boeing 737-400 N458UW (msn 25022). Ambos partiram da Louisiana, próximo da divisa com o México, mas seguiram roteiros diferentes, tendo o modelo 737-400 feito uma escala em Manaus para reabastecimento.
Nos últimos meses, os Estados Unidos aceleraram as deportações de homens, mulheres e crianças retidos na fronteira com o México e impedidas de ingressas no país. Após passarem um tempo em um local destinado a imigrantes ilegais, essas pessoas são embarcadas em voos para seus países de origem, todos eles na América Latina.
As operações são quase sempre realizadas empresa aérea Swift Air, especializada em fretamentos e que possui contratos com o governo americano. Os destinos dos voos são os mais diversos em toda a região e, neles, os passageiros viajam algemados até serem entregues às autoridades de seus países.
Por ora, não constam outros voos agendados para o Brasil nas próximas semanas, mas essa agenda é muito volátil e pode mudar a qualquer momento.
A passagem de uma das aeronaves por Manaus foi registrada pelos parceiros do Aviação na Amazônia.