Dormir em rede favorece desenvolvimento de bebês prematuros, aponta pesquisa da UFC

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC), publicada pela Agência UFC, indicou que o posicionamento de bebês prematuros em redes auxilia no ganho de peso e no desenvolvimento dessas crianças. O estudo foi conduzido por especialistas do curso de Medicina de Sobral e analisou 60 recém-nascidos prematuros internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia, entre julho de 2022 e outubro de 2023.

Os bebês foram divididos em quatro grupos: um submetido ao posicionamento em rede, outro à hidroterapia, um terceiro com a combinação das duas técnicas, e um quarto com cuidados convencionais de enfermagem, sem terapias complementares. Os resultados mostraram que o uso da rede, isoladamente ou associado à hidroterapia, proporcionou os melhores resultados no ganho de peso.

Segundo o pediatra Francisco Placido Arcanjo, professor da UFC em Sobral, a rede simula o ambiente intrauterino, oferecendo um formato côncavo que envolve o bebê e proporciona sensação de segurança, conforto e relaxamento. Além disso, o tecido de algodão utilizado ajuda na termorregulação, prevenindo perda de calor e possíveis hipotermias.

O estudo também observou que os prematuros exercem menos gasto de energia para enfrentar desconfortos e dores quando posicionados em rede, o que contribui para um desenvolvimento mais saudável. No entanto, os pesquisadores reforçam que a técnica deve ser aplicada apenas em protocolos hospitalares, pois o uso doméstico pode representar risco de quedas e asfixia.

Crédito da foto: UFC/Reprodução

Fonte: g1 CE, Redação g1 CE, 16/08/2025

Encontre uma reportagem