Mais 8,6 mil doses da vacina Janssen contra a Covid-19 serão distribuídas aos municípios mineiros após a chegada, programada para esta sexta-feira (6), de nova remessa de imunizantes ao Estado. A disponibilidade do composto produzido pela farmacêutica do grupo Johnson & Johnson ocorre 35 dias após a última entrega, ocorrida em 3 de julho.
Naquela ocasião, foram 342,3 mil unidades da Janssen desembarcadas no território mineiro. Dessa vez, porém, a quantidade é bem menor. O imunizante é o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no país que requer apenas uma aplicação para oferecer proteção contra o novo coronavírus. As demais vacinas, todas com qualidade atestada pelo órgão, foram desenvolvidas de formas diferentes e necessitam das duas doses para renderem eficácia.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as doses de Janssen chegarão ainda nesta sexta a Minas, e fazem parte do 35º lote, que é composto por 784.130 doses no total, sendo 349.830 da Pfizer, 425.650 da AstraZeneca e 8.650 da Janssen. O Estado ainda não informou como será a distribuição das doses e para quais públicos elas serão indicadas.
Já em relação aos 339.530 imunizantes que chegaram nessa quarta (4) na 34ª remessa, o governo explicou que elas serão destinadas à continuidade da proteção das pessoas de 50 a 54 anos, além de caminhoneiros e trabalhadores industriais, e que elas estarão em todas as Unidades Regionais de Saúde (URS’s) até este sábado.