A Prefeitura de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou nesta quinta-feira, 18 de setembro, a morte de duas pessoas em decorrência da febre maculosa. A causa dos óbitos foi confirmada por meio de laudos emitidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) na quarta-feira, 17.
De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, transmitida pela picada de carrapatos infectados. O agente causador é uma bactéria do gênero Rickettsia. Entre as espécies associadas à doença estão a Rickettsia rickettsii, responsável pelos casos mais graves, e a Rickettsia parkeri, mais comum em áreas de Mata Atlântica e que tende a provocar quadros clínicos menos severos.
A Prefeitura de Caeté orienta que pessoas que apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, náuseas e vômitos procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Em situações mais graves, a recomendação é buscar atendimento na Santa Casa do município.
“Reforçamos à população que, ao frequentar áreas rurais ou ter contato com animais, fiquem atentos à presença de carrapatos”, informou a administração municipal em nota oficial.