fbpx

Duas pessoas são intoxicadas com paracetamol por dia em Minas Gerais; conheça os riscos da superdosagem

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O paracetamol, um dos analgésicos mais comuns e acessíveis no Brasil, provocou a intoxicação de 815 pessoas em 2023, segundo dados do Hospital Pronto-Socorro João XXIII, o que equivale a mais de dois casos por dia. O uso excessivo deste medicamento pode causar problemas graves no fígado, rins e, em casos extremos, levar à morte.

De acordo com o médico Adebal Andrade Filho, coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (Ciatox-MG), a facilidade de compra do paracetamol, sem necessidade de receita médica, e o desconhecimento dos riscos da superdosagem são fatores que contribuem para o alto número de intoxicações. “Comprimidos de até um grama são comuns. Para um adulto, o uso de mais de 4 gramas por dia pode resultar em intoxicações graves”, alerta.

Especialistas também destacam os riscos para as crianças, especialmente com o uso de fórmulas pediátricas saborizadas, que podem atrair ingestão acidental. A automedicação é outro fator de preocupação, assim como o uso do paracetamol em combinações com outros medicamentos, como antigripais e relaxantes musculares, que podem conter o analgésico em suas fórmulas.

Em casos de superdosagem, o Ciatox-MG oferece atendimento 24 horas pelo telefone (31) 3224-4000.

Fonte da matéria: O Tempo | Crédito da foto: Gabriel Rezende / O Tempo

Encontre uma reportagem