O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), falou nesta sexta-feira (13) sobre o projeto de concessão que propõe a criação de 13 pedágios na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para Zema, a privatização é o melhor caminho para resolver o problema das estradas.
A declaração foi feita durante um encontro com a imprensa na manhã de hoje em BH. Durante a coletiva, o governador também abordou o uso de câmeras nas fardas policiaise mudanças no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
“Eu sempre tenho dito: é melhor uma estrada pedagiada, do que nenhuma estrada, mas tudo que nós temos feito tem consulta pública. Temos mecanismos de tecnologia em diversos trechos que permitem que os usuários diários, que vão e voltam, paguem 10 passagens, apesar de terem utilizado de 60 a 90 vezes o pedágio [ao mês]. O que nós queremos é melhorar o trânsito, a segurança de quem transita”, disse o governador.
A proposta de concessão Lote Rodoviário Vetor Norte foi apresentada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e está disponível para consulta pública até o dia 27 de dezembro. O projeto contempla trechos das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, que conectam Belo Horizonte a 12 municípios: Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.
“O que nós queremos é melhoria e sabemos que o Vetor Norte hoje é um grande gargalo. Quem sai ali da Cidade Administrativa e quer ir em direção à Sete Lagoas, em direção ao Aeroporto de Confins, vai passar por uns dos piores trechos que nós temos no estado. O Estado não tem dinheiro para investir. Vamos deixar do jeito que está? Daqui a 20 anos vai estar desse jeito? Ou será que é melhor termos uma concessão e algum pedágio ali?”, completou.
Romeu Zema salientou que o projeto está sujeito a alterações e passará por audiências antes de entrar em vigor. Ainda conforme o chefe do executivo, o Governo de Minas possui na agenda um total cinco propostas de concessões para os próximos dois anos. “O próprio Governo Federal está nesse mesmo caminho. Tivemos agora uma concessão exitosa da BR-381, a Fernão Dias, no sentido Valadares”, defendeu.
Lote Rodoviário Vetor Norte
Ao todo, são 123,4 km de malha viária, que podem receber investimento de R$ 4 bilhões, sendo R$ 2,95 bilhões destinados às obras e R$ 1,34 bilhão voltados para a manutenção e operação das rodovias. O plano inclui duplicações, faixas adicionais, contornos viários, melhorias em acessos, construção de passarelas e reforço na sinalização.
Entre as principais propostas estão a duplicação de 34,29 km de pistas, melhorias em acessos e a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos. O plano prevê ainda a instalação de passarelas, reforço na sinalização, construção de viadutos e outros dispositivos de segurança, com o objetivo de reduzir em até 2,5 mil o número de acidentes ao longo de 10 anos.
O Governo do Estado estima que, com as mudanças, o tempo de deslocamento entre Belo Horizonte e Sete Lagoas será reduzido em mais de 27 minutos, enquanto o trajeto até a Serra do Cipó será encurtado em 21 minutos.
O leilão está previsto para o segundo trimestre de 2025, com início da operação ainda no mesmo ano.
Fonte: BHaz – Foto: (Gil Leonardi/Imprensa MG).