É possível encontrar o peixe dourado em rios como o Arrudas? Bióloga explica

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um vídeo que mostra um pescador capturando um peixe dourado no rio Arrudas, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (3). A cena inusitada chamou a atenção, já que a espécie é mais comumente associada a regiões como o Pantanal.

Mas, segundo a bióloga e mestre em sustentabilidade Fernanda Raggi Grossi, o dourado (Salminus franciscanus) pode, sim, ser encontrado em rios da RMBH, inclusive no Arrudas. A espécie, considerada um bioindicador de qualidade ambiental, é típica da bacia do rio São Francisco, e já foi registrada no rio das Velhas — principal afluente da região.

Grossi explica que o dourado é migrador e procura locais com água limpa para se reproduzir durante a piracema. A presença do peixe na região, portanto, é um sinal positivo de recuperação ambiental, graças ao avanço no tratamento de efluentes domésticos.

“É uma alegria para nós, biólogos. O dourado está voltando a regiões antes inacessíveis devido à poluição. Mas ainda há muito a melhorar”, destacou Fernanda, lembrando que o trecho do rio das Velhas ainda se encontra na classe 2 de qualidade da água, que exige tratamento para qualquer uso.

Foto: Reprodução/X/@otempo

Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem