Eduardo Bolsonaro sugere apoio militar dos EUA ao Brasil e cita possibilidade de guerra

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista ao site Metrópoles, que os Estados Unidos poderiam enviar “caças F-35 e navios de guerra ao Brasil” caso não haja eleições consideradas transparentes em 2026.

A declaração foi dada em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou na condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Eduardo, que está nos Estados Unidos desde março e pode perder o mandato por faltas consecutivas na Câmara, disse ver risco de uma mudança de regime no Brasil.

Segundo ele, se o país seguir o mesmo caminho da Venezuela, com eleições sem ampla participação da oposição e sob denúncias de censura, poderia se tornar “necessária” a presença de forças militares norte-americanas em território brasileiro. “Você aceitaria ser escravo para evitar uma guerra? Eu quero a guerra”, declarou o parlamentar, citando o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill.

Eduardo também comentou sobre a possibilidade de novas sanções internacionais contra autoridades brasileiras, lembrando que medidas semelhantes já resultaram na cassação de vistos e no aumento de tarifas sobre produtos nacionais.

Na última semana, o deputado publicou um vídeo em que fez ameaças ao ministro Alexandre de Moraes, relator das ações contra o ex-presidente e seus aliados. Em resposta a manifestações do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, o Itamaraty declarou que “ameaças como a feita hoje (…) não intimidarão a nossa democracia”.

Foto: Mandel Ngan/AFP — Fonte: O Tempo

Encontre uma reportagem