Cada vez mais relevante e presente no processo educacional, a tecnologia ganha status de principal aliada de estudantes Brasil afora.
De acordo com o professor Carlos André, fundador e diretor do Colégio e Curso Over, inserir o uso da robótica no contexto educacional ainda nos primeiros anos de vida é extremamente saudável e positivo na construção intelectual do aluno, “principalmente por meio de linguagens de programação baseadas em blocos ou gráficos”, destaca o educador. Nestas aulas, explica Carlos André, as crianças desenvolvem habilidades importantes como pensamento analítico e colaborativo, entendem os conceitos e a relevância de inovação e trabalho em equipe.
“Como diz aquela célebre frase atribuída a Albert Einstein, mas que estudiosos dizem ser de Oliver Wendell Holmes Sr., ‘uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’. Então, permitir que os alunos tenham acesso a esse tipo de conhecimento desde muito novos faz com que atinjam patamares antes impensáveis”, ressalta.
Além disso, estar adaptado a esta realidade já na primeira fase da vida também prepara os pequenos para um mercado de trabalho que no futuro não muito distante estará ainda mais exigente quanto às habilidades e aptidões tecnológicas. “Em vez de temer pelo fim das profissões como as conhecemos, é hora de proporcionar novas possibilidades para esta geração. Afinal de contas, há muito tempo desmistificamos o mito que robôs são criados para serem nossos inimigos. Pelo contrário, hoje são grandes aliados”, comenta Carlos André.
Com o investimento tecnológico da Inspira Rede de Educadores, o Over Colégio e Curso possui a proposta pedagógica que incorpora tecnologia à educação a partir do método “mão na massa”, em que os alunos aprendem por meio de tentativas, experiências e reflexões sobre problemas e soluções para melhorar o mundo à sua volta. “A robótica oferece inúmeras vantagens para o dia a dia de crianças e adolescentes. E nós acreditamos que, ao desenvolver conhecimentos múltiplos desde cedo, ajudamos a formar cidadãos preparados para serem os protagonistas dos seus próprios futuros. Eu cursei Engenharia Mecânica e, muitas vezes, me surpreendo, porque chego à escola e vejo alunos muito novos fazendo coisas que só aprendi na faculdade. O nível de evolução que isso proporciona para um aluno dessa idade é inimaginável.”, afirma o diretor.
Cruzando o país e chegando à região Sul, as aulas de robótica conquistaram também os estudantes do Colégio Universitário. Na instituição, que também faz parte da Inspira Rede de Educadores, as atividades são desenvolvidas nos ensinos fundamental e médio. “Com a Sala Maker os estudantes trabalham com ferramentas tecnológicas, para a realização de projetos”, explica Vagner Pinto, professor do Colégio Universitário.
Além de inserir um método diferenciado e inovador, que conquista estudantes e estimula a criatividade e o aprendizado, o ensino da robótica também contribui com a interdisciplinaridade e prepara para um mundo mais desafiador e virtual, explica o educador. “São práticas assim que ajudam a estimular o raciocínio lógico e desenvolver cidadãos com análise crítica para solução de problemas, além de inspirar o senso de cooperação, estímulos às competências do século XXI e, é claro, melhorar significativamente o desempenho escolar”, conclui Vagner.
Tecnologia, inovação e ciência: a tríade de sucesso da Inspira Rede de Educadores
Com pouco mais de três anos de atuação no mercado brasileiro, a Inspira Rede de Educadores investe continuamente em uma rede alicerçada sobre os pilares da inovação e tecnologia. “A busca pela excelência pedagógica, mantendo o legado das escolas, é um dos nossos principais objetivos. Está no nosso DNA e é o que nos motiva a investir continuamente em instituições com o mesmo propósito. Levamos para o ambiente escolar o que há de mais moderno, atual e inovador em tendências e práticas para garantir educação diferenciada e de qualidade aos mais de 26 mil estudantes da nossa rede”, afirma Jonas Stanley, diretor pedagógico da Inspira Rede de Educadores.
Para o ano letivo de 2021, a Inspira anunciou que diversas de suas escolas já contam com espaços que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e a autonomia de cada aluno. “As escolas da Inspira Rede de Educadores estão proporcionando um intercâmbio contínuo de informações e boas práticas e todo este trabalho é possível graças ao empenho dos profissionais da rede, especializados em educação e antenados nas últimas tendências. Estamos investindo cada vez mais na atualização e modernização das nossas instituições para que contem com recursos tecnológicos de ponta e ambientes modernos”, comenta Stanley.
Hoje, consolidada como um dos três maiores operadores de escolas do país, a Inspira está presente em todas as regiões do país, por meio das 51 instituições integradas à rede. “Investimos em projetos pedagógicos inovadores, para que nossos estudantes tenham aprendizado real e significativo e para formar cidadãos com desenvolvimento intelectual, emocional e social.”, afirma o diretor.
Investimentos que se transformaram em números expressivos. A companhia conquistou 63 medalhas e 70 menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “São resultados que comprovam nosso compromisso com o contexto pedagógico de excelência das nossas escolas e nos inspiram a seguir apostando em modelos de ensino diferenciados, que despertam o interesse pelo conhecimento, pelo estudo das ciências, promovendo o saber dentro do âmbito da transformação digital”, conclui.