fbpx

Efeitos do horário de verão: o que acontece com seu corpo ao atrasar 1 hora na rotina?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com o intuito de reduzir o valor nas contas de energia, o Governo Federal está estudando retornar com o horário de verão, extinto em 2019 durante a presidência de Jair Bolsonaro. Apesar de muitos setores da economia comemorarem a possível volta da medida, alguns especialistas acreditam que o horário de verão pode afetar a rotina e o corpo dos brasileiros. Entenda quais são os efeitos com o atraso de uma hora na rotina. 

Efeitos do horário de verão: o que acontece com seu corpo ao atrasar 1 hora na rotina?
Imagem: Pixabay

 

Além disso, o plano do governo é voltar com a medida até o final do mandato do governo atual, em 2026. O presidente Lula determinou que os brasileiros receberão a resposta até o final deste mês de outubro. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o horário de verão, confira.

Entenda como o horário de verão pode afetar os brasileiros

A medida pode afetar o nosso relógio biológico, que é controlado por uma parte do cérebro responsável por: regular o sono, vigília e a secreção de hormônios. Com o adiantamento dos relógios em uma hora, o corpo precisa de um tempo para se adaptar a essa nova programação. 

Veja os efeitos:

Alteração nos ritmos biológicos: a mudança de horário exige que o organismo ajuste seus ritmos, que normalmente estão alinhados com o ciclo natural de luz e escuridão. A adaptação pode ser complicada, principalmente para aqueles que já possuem uma rotina estabelecida;

Cronotipos: cada ser humano tem um cronotipo, responsável por determinar se é mais matutino (prefere acordar cedo) ou vespertino (prefere ficar acordado até mais tarde). Os matutinos são os que mais devem sofrer com a mudança, já que o relógio biológico está ajustado para horários anteriores e a alteração pode desregular o ciclo de sono e vigília;

Sintomas comuns que podem ser apresentados pelos brasileiros durante o período de adaptação: muitas pessoas podem sofrer com irritabilidade, cansaço e dificuldade de concentração logo após a mudança.

O corpo deve levar, pelo menos, uma semana para se ajustar ao novo horário.

Outras informações estão disponíveis aqui no FDR

Marina Costa Silveira

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O post Efeitos do horário de verão: o que acontece com seu corpo ao atrasar 1 hora na rotina? apareceu primeiro em FDR.

Encontre uma reportagem