Com o início da campanha eleitoral de 2024, os candidatos poderão realizar propaganda até o dia 6 de outubro, véspera das eleições. Uma das novidades deste ano é a regulamentação mais rígida do uso de inteligência artificial (IA) nas campanhas, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As novas regras permitem o uso de IA, mas exigem que qualquer conteúdo gerado ou manipulado por essa tecnologia seja claramente identificado. Isso inclui textos, imagens, vídeos ou qualquer outro material digital.
Chatbots e deep fakes
Está proibido o uso de chatbots e avatares que simulem comunicação direta com o candidato, assim como o uso de deep fakes – conteúdos audiovisuais que alteram a imagem ou voz de uma pessoa. O TSE estabelece que esses artifícios não podem ser usados para favorecer ou prejudicar candidatos, e as penalidades para quem descumprir incluem cassação de registro de candidatura ou mandato, além de investigação criminal.
Denúncias
Para garantir a transparência, o TSE oferece o aplicativo Pardal para que eleitores denunciem irregularidades e o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que ajuda a combater desinformação durante o processo eleitoral. As medidas visam garantir o uso ético da tecnologia e proteger a integridade das eleições.
Fonte: Metrópoles