Daqui a exatos 10 dias – menos de duas semanas – cidadãos brasileiros têm um compromisso com a democracia porque, por meio do voto, serão escolhidos parte dos políticos.
Desde 1996, no Brasil, a eleição é feita com a ajuda da tecnologia. A urna eletrônica agilizou a apuração e trouxe ainda mais segurança para o processo eleitoral. Vários testes são feitos e o resultado é um só: o aparelho é 100% confiável.
E é nas urnas eletrônicas que pode-se digitar todos os números dos candidatos. Para quem tem dúvida, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou no site uma “colinha” para agilizar a votação.
Nas eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos, que aparecerão na urna na seguinte ordem:
- deputada ou deputado federal (quatro dígitos);
- deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos)
- senadora ou senador (três dígitos);
- governadora ou governador (dois dígitos);
- presidente da República (dois dígitos).
Após digitar o número de cada um dos escolhidos no teclado e conferir a foto na tela da urna, os eletores precisam confirmar o voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a cidadão pode apertar a tecla “corrige”, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto.
Depois de confirmar, não existe possibilidade de voltar atrás. Isso porque aquele voto já terá sido computado pela urna eletrônica.
Para treinar a votação e assimilar a ordem dos cargos, todos podem acessar o simulador de votação no site do TSE.
Fonte: Globo Minas.