Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições municipais têm até terça-feira (7) para justificar a ausência. A justificativa pode ser feita de forma simples, pela internet, no portal da Justiça Eleitoral ou através do aplicativo E-Título. A medida evita a multa, que se não paga, pode acarretar problemas como o impedimento de obter passaporte ou de tomar posse em cargos públicos.
Os eleitores que não justificaram a ausência no primeiro turno, que tinha prazo até o dia 5 de dezembro, devem pagar a multa. Para isso, é possível consultar o valor e gerar a guia de pagamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para justificar pela internet, é necessário acessar o aplicativo E-Título, selecionar a opção “justificativa de ausência” e preencher o formulário. Após a análise, o eleitor pode verificar se a justificativa foi aceita. No portal do TSE, a opção “Sistema Justifica” também permite a justificativa online após login.
Quem preferir, pode justificar presencialmente nos cartórios eleitorais, apresentando documento oficial com foto e o Requerimento de Justificativa Eleitoral impresso, disponível no site do TSE.
Fonte: O Tempo
Foto: Fred Magno / O Tempo