Em meio aos recordes históricos devido a onda de calor, oito cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão sem água.
Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano são os mais afetados, já que são cidades que ficam longe do sistema de abastecimento. Somados, os municípios tem quase um milhão de habitantes: 984.856.
Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o problema foi ocasionado pelo aumento de consumo de água.
“Devido aos recordes de temperatura que vêm sendo registradas nos últimos dias em Belo Horizonte e Região Metropolitana, o consumo de água da população aumentou em média 20%, está provocando intermitências no abastecimento de água em algumas regiões”, disse a Copasa em nota nesta quinta-feira (16).
A empresa afirma que, apesar de o sistema de produção operar ao máximo e com os reservatórios que compõem o Paraopeba – responsável pelo abastecimento da Grande BH -, em mais de 70%, a elevação brusca do uso de água devido aos recordes de temperatura pode interromper o fornecimento de água.
Fonte: Globo Minas.


















