fbpx

Empreendedora denuncia abordagem de segurança em shopping de BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma jovem empreendedora de Belo Horizonte usou as redes sociais para relatar um episódio de constrangimento sofrido por ela em um shopping na Zona Sul da cidade. Júlia Gomes, 18, relatou ter sido abordada por um segurança do Pátio Savassi e que sentiu-se desconfortável com a interação. O episódio ocorreu no sábado (19) enquanto ela esperava pelo tio, que realizava uma reunião no local. Os dois reportaram o caso na administração do centro comercial e abriram uma denúncia no Ministério Público. Por meio de nota, o Pátio Savassi afirma que apura os fatos e que “repudia quaisquer atitudes discriminatórias” e que o segurança abordou a jovem para “oferecer ajuda” (veja na íntegra abaixo).

Júlia detalhou o momento da abordagem em vídeos publicados no Instagram. “Eu fui com meu tio no Pátio Savassi, ele estava numa reunião, enquanto isso eu fiquei aguardando. A reunião dele demorou uma hora e meia, neste período eu fiquei sentada em um banco esperando por volta de uma hora. Enquanto eu estava sentada, vários seguranças passavam, olhavam, encaravam, toda hora”, explicou.

Olhar de desconfiança

A jovem relata ter se cansado da situação e que decidiu passear pelo Pátio Savassi enquanto o tio não retornava. Foi então que, segundo conta, começou a ser observada pelos seguranças do shopping, que a encararam por muito tempo com “olhar de desconfiança”. “Teve um que me parou e falou assim: ‘Ah, hoje tá só aqui dando voltinha né? O shopping é pequeno’”.

Júlia acrescenta ainda que, no momento da abordagem, não entendeu as intenções do funcionário. “Ele fez isso numa escada rolante, travou a passagem. Tinha outras pessoas perto de mim e todo mundo que estava frequentando o local era, em maioria, pessoas brancas. As pessoas pretas que estavam lá na maioria trabalhavam”, lembra.

‘O racismo existe’

No relato, a jovem empreendedora explica que a abordagem do segurança ocorreu diante de outras pessoas. “Eu fiquei super constrangida, foi na frente de outras pessoas. E a gente sabe que julga mesmo. Ele não falou isso no sentido de brincadeira, nunca tinha acontecido de um segurança de um shopping me parar pra me falar algo assim […] Eu não estava nem com condições de conversar com a gerente”, disse Júlia, que contou com o suporte do tio para registrar o caso junto à administração do centro comercial.

“Registramos, fizemos o boletim de ocorrência. Agora tá entrando com advogado. Não vai ficar: ‘aconteceu isso e pronto’. Se aconteceu isso comigo, que querendo ou não, tenho um celular bacana, estava com uma bolsa cara, estava com uma sandália cara. Imagina como é o tratamento para pessoas que não têm isso que eu tenho”.

Júlia contou, ao fim do relato, que sempre ouviu falar de racismo, mas que algo do tipo nunca ocorreu com ela. “O racismo existe, sim. Eu sempre soube que existia, mas quando aconteceu comigo mudou toda minha visão de mundo. Se acontecer com você, não deixe passar. Tome todas as providências também”, orientou.

Nota do Pátio Savassi na íntegra

O shopping informa que está apurando os fatos e, desde já, reitera que não compactua, não tolera e repudia quaisquer atitudes discriminatórias. Imediatamente ao tomar conhecimento da situação
relatada pela cliente, a equipe de atendimento prestou suporte a ela e buscou verificar o ocorrido. O colaborador de segurança que fez contato com a cliente afirmou que a abordou para lhe oferecer ajuda. Após seu relato, a equipe de atendimento tentou fazer contato novamente com a cliente, mas até o momento não obteve retorno. O shopping afirma que permanece aberto ao diálogo e à disposição das autoridades.

O post Empreendedora denuncia abordagem de segurança em shopping de BH apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem