Motoristas do transporte coletivo de Belo Horizonte decidiram encerrar a greve após negociação com representante patronal. A reunião foi mediada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por videoconferência, nesta quinta-feira (19), na capital.
De acordo com Paulo César da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTR-BH), a proposta patronal foi aceita pelos trabalhadores, com reajuste de 8,2% no valor do salário.
Também foi devolvido o benefício do vale-refeição durante as férias e foi estabelecido o pagamento de um abono salarial a título de prêmio. Segundo Paulo César, essas são as mesmas condições para quem trabalha no sistema de transporte metropolitano.
Sobre a redução da jornada de trabalho de 7h para 6h, o presidente do STTR-BH informou que as tratativas estão sendo analisadas pela Justiça, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O representante dos trabalhadores afirmou que a proposta foi discutida em assembleia itinerante, que contou com ampla participação dos trabalhadores. O sindicato esteve nas estações de ônibus, nos pontos de controle e nas garagens das empresas.
O resultado da negociação foi levado à audiência do MPMG, que confirmou o acordo.
Fonte: Globo Minas.