Milhões de estudantes em todo o Brasil voltam aos locais de prova neste domingo (24) para a última etapa do Enem. E nesta reta final, serão 45 questões de matemática, a disciplina com maior peso no exame, e outras 45 perguntas de ciências da natureza, que engloba biologia, química e física. Assim como na primeira prova, os portões serão abertos às 11h30. É permitida a entrada até às 13h, no horário de Brasília.
Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página do candidato, seja levado pelos alunos para que as informações possam ser conferidas antes da realização da prova, que começa a ser aplicada às 13h30. Os estudantes têm até cinco horas para resolver as 90 questões – até 18h30. Para levar o caderno de prova, é necessário permanecer nos locais até às 18h. PUBLICIDADE
Além da caneta esferográfica de tinta preta e documento de identificação com foto, um outro item se tornou obrigatório neste ano: a máscara de proteção individual. O Inep também garantiu que há álcool em gel em todas as unidades que recebem o exame, mas os candidatos podem levar o próprio produto para higienizar as mãos. Com o objetivo de evitar as aglomerações, a lotação máxima das salas é 50%. Por conta da extensão da prova, ainda é recomendado aos alunos que levem lanche e água.
Assim como na primeira etapa do exame, quem for diagnosticado com a Covid-19 ao longo desta semana ou apresentar sintomas desta ou de outras doenças infectocontagiosas não precisa comparecer. Porém, é necessário entrar em contato com a entidade, através do telefone 0800 616161 ou na página do exame na internet. O Enem será reaplicado caso o estado de saúde seja comprovado, com previsão de provas nos dias 23 e 24 de fevereiro.
No último domingo (17), a abstenção do exame bateu o recorde histórico e ficou em 51,5% do total de candidatos inscritos – dos mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos, 2,8 milhões não compareceram aos locais de prova. A prova digital, realizada através de um projeto piloto para 96.000 candidatos, acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Ao longo de todo o dia, o jornal O Tempo preparou uma cobertura especial do exame, com as principais informações sobre o trânsito e as expectativas. E a partir das 18h30, tem a divulgação do gabarito extraoficial da prova, em uma parceria com o Chromos Colégio e Pré-Vestibular. Mais de 100 professores das mais diversas áreas do conhecimento vão participar da ação.
Dicas para aproveitar o tempo
Entre as disciplinas cobradas no Enem, a matemática é uma das mais temidas e corresponde a 25% do total das 180 questões dos dois dias de prova. O indicado é que cada pergunta seja resolvida em três minutos, conforme o professor do Chromos, Vinicius Texeira Thomaz. Para aproveitar melhor o tempo, a recomendação crucial é que os estudantes deixem as mais difíceis para o final. A dica também vale para as demais matérias, como as de ciências da natureza, cobradas nesta última etapa do exame.
Outra recomendação do professor é que os alunos se atentem às alternativas da questão. “Às vezes não é necessário fazer tantos cálculos. Quando o estudante vai olhar as alternativas, consegue ver a resposta que condiz com o enunciado. Isso é uma estratégia para ver se é realmente necessário fazer as contas”, diz.
Na matemática, os conteúdos mais cobrados são função de primeiro grau, análise combinatória, probabilidade, porcentagem, estatística, mediana, moda, gráficos, entre outros. Já entre as questões de ciências da natureza, podem aparecer fundamentos da ecologia, genética, ecossistemas, fenômenos ondulatórios, mecânica clássica, transformações químicas e compostos orgânicos.
E neste ano, a pandemia do coronavírus trouxe um desafio a mais aos candidatos do Enem: a obrigatoriedade do uso da máscara para evitar a transmissão da doença. Por isso, o professor Vinicius Thomaz lembra da importância do treinamento antes da prova. “Os estudantes devem colocar a máscara em casa e ficar com ela durante todo o tempo do exame, além de contar os minutos por questão”, enfatiza. A medida ajuda a evitar os desconfortos com o uso do equipamento de proteção por longas horas. “Se deixar para depois, pode incomodar mesmo”, acrescenta.
Próximos passos
Os resultados das provas serão divulgados no dia 29 de março, segundo o Inep. Já o gabarito oficial estará disponível até o terceiro dia útil após a última prova, com previsão de sair no site do Enem no dia 27 de janeiro.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 estão previstas para abril, através do número de inscrição e da senha do Enem. O programa permite que os alunos disputem as vagas oferecidas pelas universidades públicas do Brasil. Assim que o resultado for liberado, os aprovados terão acesso no sistema aos documentos necessários para a matrícula e o cronograma, que varia conforme a entidade.
O edital para adesão das universidades foi divulgado na última sexta-feira (22).
Fique atento!
Saiba as regras, horários e como consultar os locais de prova para a última etapa do Enem
Data
Segundo dia de prova impressa – 24 de janeiro (Matemática e ciências da natureza)
Local
O endereço está no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página na internet ou no aplicativo do Enem
Horário
Portão abertos às 11h30 e fechados às 13h, no horário de Brasília
Aplicação da prova tem início às 13h30 e se encerra às 18h30
Divulgação do resultado
29 de março
Inscrições para o SISU
Previsto para abril
Itens obrigatórios
Documento oficial com foto
Caneta esferográfica preta com material transparente
Máscara de proteção