Muitos estudantes do Ensino Médio no final do ano buscam uma vaga no curso superior por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Alguns deles, já têm em mente o que estudar na faculdade, outros ainda estão com dúvidas sobre o que exercer no futuro.
Neste cenário, o Mapa de Ensino Superior no Brasil, pelo Instituto Semesp, coloca Direto, Psicologia, Enfermagem e Administração entre os cursos mais procurados por vestibulandos, podendo facilitar a escolha dos jovens indecisos sobre da profissão.
Do total de quase 9 milhões de matrículas feitas no período de 2021 e 2022, em torno de 88%, foram alunos da área de direito, negócios e administração, tanto de instituições públicas quanto privadas. O curso de Administração, por exemplo, tem atraído jovens com interesses diversos, inclusive, aqueles com perfil mais empreendedor.
Segundo o Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Lucas Figueiredo do Santos, estudar administração capacita os profissionais para diferentes frentes de atuação. “A área tem uma estratégia que faz o jovem a entender desde marketing, recursos humanos, gestão financeira, logística, e até processos à gestão de pessoas que é o grande diferencial e desafio dos últimos anos”, explica.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam ainda que 319 mil estudantes se matricularam em faculdades de Administração, o que torna a área de atuação a terceira mais procuradas do Brasil.
A especialista detalha sobre o aprendizado oferecido pela formação em Administração. “O estudante irá aprender sobre gestão e estratégia de negócios, liderança, planejamento e tudo sobre o que faz o país crescer. Hoje as empresas crescem mais se tiverem uma boa gestão à sua frente, então um bom gestor é um bom administrador”, conclui.