fbpx

Enem: postura inadequada pode gerar pontos de tensão e influenciar no desempenho durante a prova

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

 contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada de estudantes no ensino superior, termina no próximo domingo, dia 13 de novembro. E, para encarar a pressão e aguentar o longo tempo sentado, a postura correta pode ser uma grande aliada para o bom rendimento durante a prova. 

Conforme explica a professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, Roberta Gonçalves de Faria, o principal desafio dos candidatos no período do exame é encontrar uma posição que seja confortável, uma vez que as cadeiras não são ergonômicas e adaptáveis aos diferentes tamanhos e biotipos dos alunos. “Por ser uma prova extensa e exaustiva, é preciso ter atenção ao modo de se sentar. O alongamento e a postura correta são o grande segredo para evitar as indesejadas dores na região lombar, torácica e cervical”, orienta.

A docente afirma que, além da má postura, o estresse e a ansiedade são sentimentos derivados da autocobrança criada por vestibulandos para alcançar notas altas no exame e, também, comprometem o desempenho na parte mental como o raciocínio e a concentração, e a parte física, atenuando a sensação de desconforto e as dores por todo o corpo.

A seguir, Roberta elenca os principais exercícios de alongamento para relaxar antes, durante e após o Enem: 

Antes da prova 

Comece alongando a musculatura posterior da perna, da seguinte forma: fique de pé, curve o tronco e leve os braços lentamente na direção dos pés, sem forçar. 

Em seguida, com os braços projetados a frente do corpo, entrelace os dedos e vire as palmas das mãos para fora. Depois, realize movimentos circulares com a cabeça, de um lado para o outro, para alongar o pescoço. 

Por fim, a fisioterapeuta recomenda dar uma boa espreguiçada no corpo e realizar exercícios de respiração. Outros membros devem ser alongados como os punhos e os dedos. 

Durante a prova 

Quando for se sentar, deixe a coluna ereta com os ombros posicionados para trás, todos os membros devem estar em uma posição mais reta possível para evitar dores futuras. 

Estimular a circulação do sangue também é uma alternativa de relaxamento do músculo e oxigenação do cérebro. Por isso, com os pés posicionados no chão levante apenas os calcanhares, deixando apenas as pontas dos pés apoiados no chão. Faça essa flexão por pelo menos dez vezes. 

Após a prova

Mesmo seguindo todos os passos, a tensão ainda será uma questão após o final da prova, por isso, uma forma de aliviar qualquer desconforto é alongar as pernas, braços, pescoços, repetidas vezes. Um exemplo: de pé, escolha um ponto de referência, dobre o joelho, com um dos pés suspenso, segure firme e leve em direção aos glúteos. 

“De fato, os movimentos de alongamento e a postura correta são responsáveis pelo alívio de dores. Se o estudante realizar essa pausa 1h30 após o início da prova, certamente o raciocínio ficará melhor”, finaliza.

Encontre uma reportagem