Entenda a importância do Carnaval para a cultura e economia do país

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Especialistas destacaram a importância econômica e cultural do Carnaval no Brasil. O evento é a maior festa popular do Brasil.

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cristiana de Azevedo Tramonte explicou que o Carnaval está “no cerne da identidade brasileira”.

Na mesma linha, o professor de Turismo, Hotelaria e Eventos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Vinícius de Luca destaca que as festividades são importantes para movimentar a economia, mas que “investimento no Carnaval também é investimento em cultura”.

Identidade brasileira

A professora Cristiana de Azevedo Tramonte, que estuda, entre outras temáticas, a antropologia das populações afro-brasileiras, diz que o “Carnaval está no cerne da identidade nacional”. Para ela, a festa das escolas de samba é “o principal marco identitário do país”.

“O carnaval faz parte da construção da memória, do incentivo à cultura brasileira e do incentivo à organização popular”, explica. Ela destaca que os enredos de samba, por exemplo, são ricos em dados da história brasileira.

De acordo com a pesquisadora, a festa também mostra o comprometimento e organização dos brasileiros.

“Ao contrário do que geralmente se fala do povo brasileiro, que é um povo um pouco disperso e com dificuldade de organização, o carnaval prova que é o contrário”, explica.

“Nossa população, historicamente a mais pobre e geralmente de origem afro-brasileira, demonstra [no Carnaval] a sua capacidade organizativa e a sua capacidade de fazer arte da melhor qualidade, de construir enredos elaborados, sofisticados”, detalha a especialista. 

Nos desfiles da festa, por exemplo, nove quesitos são julgados com notas que variam de nove a dez, com uma casa decimal.

O Carnaval é fonte de renda importante para as comunidades que se organizam em torno das festividades. 

“Toda a dinâmica do Carnaval é uma fonte de renda para as populações que se dedicam, durante vários meses [para o planejamento da festa]. Também quando apresentam o produto turístico, que é o desfile, elas atraem o turismo”, explica.

Qual é a origem do Carnaval?

No Brasil, as festas de Carnaval começaram no período colonial. As primeiras celebrações que ocorreram nessa época foi o entrudo, brincadeira de origem portuguesa praticada pelos escravos. Após esse período, já por volta da década de 1920, surgiram as escolas de samba nos morros cariocas e paulistas.

No nordeste, os Afoxés, frevos e maracatus, surgiram na virada no século 19 para o 20. Essas festas tinham o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas.

Encontre uma reportagem