fbpx

Entenda a polêmica sobre o ‘santo da internet’ e o corpo incorrupto

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Nesta semana, o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído à intercessão do beato Carlo Acutis, jovem de 15 anos conhecido como o “padroeiro da internet”. Acutis utilizava as redes sociais para evangelizar e possuía conhecimentos avançados de ciências da computação. O reconhecimento deste milagre, cujos detalhes não foram revelados pelo Vaticano, permite que o processo de canonização do jovem avance.

Reconhecimento do Milagre

O anúncio foi feito na manhã da última quinta-feira (23 de maio), durante uma audiência entre o pontífice e o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas dos Santos. A data da canonização de Carlo Acutis, assim como de outros beatos e mártires, será decidida em um consistório a ser convocado pelo Papa Francisco.

Vida e Legado de Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra. Mudou-se ainda na infância para a Itália, onde se aproximou do catolicismo. Faleceu de leucemia em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, em Monza, Itália. Seu corpo, preservado em roupas informais, está exposto na Igreja de Santa Maria Maior, em Assis, na Itália, conferindo-lhe o apelido de “primeiro beato de tênis e calça jeans”.

Reações e Expectativas

Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, celebrou a notícia: “Carlo será proclamado Santo, passando do culto local ao culto universal. A Igreja de Assis está em festa. Louvado seja o Senhor, que faz grandes coisas para impulsionar nosso entusiasmo na coerência cristã e no anúncio do Evangelho”, afirmou, agradecendo ao Papa Francisco por promover a obra divina.

Controvérsias sobre a Incorruptibilidade do Corpo

Após o reconhecimento do segundo milagre, ressurgiram nas redes sociais alegações de que o corpo de Carlo Acutis seria “incorrupto”. No entanto, em 2020, a Diocese de Assis esclareceu que o corpo passou por uma “reconstrução” para ser exposto dignamente. Segundo Dom Sorrentino, quando exumado, o corpo estava no estado normal de transformação cadavérica, sendo posteriormente tratado com técnicas de conservação e integração. Uma máscara de silicone foi usada para reconstruir o rosto.

Comparações e Curiosidades

Em contraste, os restos mortais de Santa Rita de Cássia, falecida em 1457, são considerados incorruptos e continuam expostos na cidade de Cássia, Itália. Apenas parte de seu rosto foi reparado com cera, e o túmulo exala um cheiro de rosas, associado à santa.

Significado e Ciência da Incorruptibilidade

No catolicismo, um corpo incorrupto é visto como sinal de santidade. O direito canônico permite a inspeção desses corpos, cujas relíquias são enviadas a Roma. Cientificamente, fatores como temperatura baixa e ausência de oxigênio podem contribuir para a preservação do corpo sem embalsamamento.

Ligação com o Brasil

Carlo Acutis possui uma conexão especial com o Brasil. A festa em sua honra é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro milagre atribuído a ele, que resultou em sua beatificação em 2020, ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Em 2010, uma criança brasileira foi curada de uma doença congênita após seu avô tocar as roupas de Acutis expostas em uma paróquia local.

O reconhecimento do segundo milagre aproxima Carlo Acutis da santidade, reforçando seu papel inspirador na era digital e sua ligação especial com os fiéis ao redor do mundo.

Foto: REPRODUÇÃO/TWITTER/@OPEDROSERRA

Encontre uma reportagem