A Quarta-Feira de Cinzas marca o início do período do Quaresma no calendário Cristão. São 40 dias, sem contar os domingos, de preparação para a Páscoa, que em 2023 cai no dia 09 de abril. Neste período, a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.
Missas são realizadas nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus. A cinza utilizada é da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior e ela é misturada com Água Benta.
Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne. O dia não é feriado, mas a maioria das atividades profissionais não funcionam antes do meio-dia. Neste ano, no entanto, muitos comerciantes abrem normalmente às 08 horas.
A quarta também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2023, “Fome”. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai realizar uma transmissão em vídeo às 10 horas em suas redes sociais – Facebook e Youtube.
Qual a relação da Quaresma com a Campanha da Fraternidade?
Anualmente, a CNBB realiza a Campanha da Fraternidade (CF) no Tempo Litúrgico da Quaresma, o período de preparação para a Páscoa. Mas o que tem a ver a Quaresma com a Campanha da Fraternidade?
A resposta pode ser dada a partir de alguns pontos: a origem da Campanha da Fraternidade, a proposta de conversão do Tempo Quaresmal e a possibilidade de vivenciar a Quaresma de um modo especial, com ações concretas.
“A Campanha da Fraternidade nasce no contexto quaresmal, e o primeiro gesto concreto da Campanha é o coração convertido e o segundo gesto é tratarmos realmente o tema do ano com prioridade, com reflexão profunda para que a gente inicie uma nova etapa”, explica o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.
Origem
A Campanha da Fraternidade nasce a partir de uma iniciativa de arrecadação de recursos para atendimentos assistenciais da Cáritas Brasileira. Na Quaresma de 1962, no Rio Grande do Norte, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade com o convite à solidariedade, gesto concreto da prática quaresmal da esmola.