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Entenda porque o IPVA vai ficar mais caro a partir de 2022

Por Dentro De Tudo:

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O valor a ser pago no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores)  de 2022 sofrerá um reajuste de pelo menos 30% mais alto, se comparado aos valores de 2021.

Em setembro de 2020 o valor do IPVA já começou a sofrer uma modificação com relação ao cálculo final definido para 2021. Em setembro desse ano não foi diferente.

Segundo informações do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de setembro de 2020 a setembro de 2021 o preço dos veículos subiu em 26,8% e teve uma alta de 31,05% nos automóveis usados.

O valor do imposto propriamente dito é calculado a partir dos valores venais que são compilados com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica). Na próxima semana já será divulgado o calendário com o valor dos pagamentos, pela Secretaria da Fazenda do Governo Estadual.

Os valores para veículos novos e usados acaba sendo o mesmo na alíquota do IPVA, nos veículos 0 km o cálculo tem como base o valor da nota fiscal de compra. Nos veículos usados o valor considerado é o do mercado medido pela tabela Fipe.

A pergunta que fica é: Por que o valor do IPVA sofrerá esse reajuste e ficará ainda mais caro?

Para entendermos é necessário ter em mente que um compilado de fatores interfere nesse assunto e na decisão final.

Durante o ano tivemos algumas paralisações, falta de componentes eletrônicos e a falta de matéria prima que prejudicou e desvalorizou vários setores, além de aumentar seu preço. Muitos valores dispararam e, com a desvalorização do real, isso se torna um fator negativo, principalmente porque o dólar está custando cada vez mais.

O aumento do preço dos novos automóveis está associado a todas essas condições e nem mesmo os modelos mais populares vão escapar.

Alternativas

Em entrevista para a rádio Itatiaia, o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, informou que o governo mineiro está estudando alternativas, a fim de reduzir o impacto do IPVA 2022, decorrente do aumentos dos veículos usados, que também seguem a tabela FIPE na hora de fixar o valor do imposto.

“A gente está buscando alternativa. O carro usado valorizou bastante. A lei hoje é explícita: a base do IPVA é de 4% é estipulada em cima da tabela FIPE, mas avaliamos o que pode ser feito. Nesta semana, certamente, faremos uma coletiva de imprensa para estabelecer a posição do governo”, afirmou o secretário de Minas Gerais, durante a entrevista para a rádio Itatiaia.

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