Matozinhos completa, neste sábado (23), 202 anos de história. E, para marcar a data, a cidade inaugura um novo espaço de eventos que promete se tornar referência em toda a região. A festa, que tradicionalmente era realizada na Praça do Rosário, foi transferida para uma área mais ampla, entre os bairros Florestal e São José, na Fazenda da Agia.
O prefeito Ítalo Borges e o vice-prefeito Sidley Bento destacaram que a mudança atende a um antigo pedido da população. Segundo eles, a Praça do Rosário já não comportava a grande demanda de público. Em edições anteriores, foi necessário limitar o acesso a 10 mil pessoas, em um município que possui cerca de 40 mil habitantes, além de atrair visitantes de cidades vizinhas.
— “Durante a campanha, ouvimos a população, fizemos enquetes, e muita gente pedia um espaço para grandes eventos. Essa área foi cedida e está sendo testada neste primeiro ano. Caso seja aprovada, a prefeitura pretende negociar a compra para transformá-la no parque de exposições de Matozinhos”, explicou o prefeito.
Estrutura e segurança
O local recebeu aprovação dos órgãos ambientais e do Corpo de Bombeiros, com capacidade para até 16 mil pessoas neste primeiro ano. A expectativa é que, já em 2026, a capacidade seja ampliada para 25 mil.
O espaço contará com estacionamento para mais de 3 mil veículos, várias rotas de acesso para facilitar a chegada do público, além de revista, detectores de metais, câmeras de reconhecimento facial cedidas pela Polícia Militar e forte esquema de segurança.
— “Queremos um ambiente familiar, seguro, onde desde o netinho até a bisavó possam participar. Teremos policiamento, guarda municipal e fiscalização para garantir que todos aproveitem com tranquilidade”, ressaltou o vice-prefeito Sidley.
Valorização dos bairros vizinhos
Além de oferecer um espaço de lazer e cultura, a arena também representa valorização para os bairros do entorno, como São José, São Paulo e Florestal.
— “A região sempre foi esquecida. Agora, com essa estrutura, estamos trazendo desenvolvimento, movimentando o comércio local e mostrando que essa administração olha para as pessoas, independente da localidade”, destacou Sidley.
Novidades para os próximos anos
Durante a festa, será exibido no telão um vídeo 3D com o projeto futuro da área, que prevê banheiros de alvenaria, espaços fixos e a criação da ExpoMatos, com rodeio, concursos de marcha, atrações para crianças e resgate das tradições agropecuárias da cidade.
Outros eventos, como o Carnaval, também poderão ser transferidos para o novo espaço. Já o Jubileu do Senhor Bom Jesus permanece, por enquanto, no centro da cidade, em respeito à tradição religiosa.
Programação musical
A festa de aniversário foi pensada para agradar todos os públicos, com três dias de shows gratuitos:
- Sexta-feira (22/08) – Medida Provisória (banda local) + Barão Vermelho
- Sábado (23/08) – Buteco dos Amigos (projeto que reúne artistas de Matozinhos) + César Menotti & Fabiano
- Domingo (24/08) – Velha Guarda de Matozinhos + Sambô
Convite à população
Os gestores reforçam o convite para que a população chegue cedo, especialmente no sábado, quando o público deve ser recorde devido à atração nacional.
— “Se precisarmos fechar os portões por segurança, quero que o povo de Matozinhos esteja lá dentro em peso. Venham prestigiar nossos artistas locais, curtir a estrutura e comemorar conosco esses 202 anos de história”, afirmou o prefeito Ítalo.
A expectativa é de que a festa entre para a história da cidade e marque o início de uma nova fase para os grandes eventos de Matozinhos.