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Escolas estaduais desenvolvem projetos pedagógicos que incentivam o engajamento ambiental

Por Dentro De Tudo:

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O futuro do planeta depende de como as questões ambientais são tratadas no presente. Por isso, educar sobre a importância da preservação do meio em que vivemos é uma forma de garantir que sempre existirão recursos suficientes para as próximas gerações, além de criar cidadãos mais engajados. Assim, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) incentiva as escolas a desenvolverem ações pedagógicas de educação ambiental e parcerias para o desenvolvimento de projetos, levando, com teoria e prática, a aprendizagem aos estudantes.  

Neste domingo (5/6), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada em uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, surgiu para fazer uma reflexão sobre a degradação que o homem tem causado no planeta. Nas escolas estaduais mineiras, a premissa de que as pequenas ações podem mudar o mundo e que trazem benefícios para o meio ambiente é constantemente trabalhada com os alunos. 

Bom exemplo ocorre na Escola Estadual João Rodrigues da Silva, em Prudente de Morais. O professor de Geografia e vice-diretor da unidade, Eduardo Geraldo Teixeira Neves, conta que desde o ano passado a escola desenvolve um projeto de iniciação científica em parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia (Ebre). Com o nome “Cavernas e Carste: Você Conhece?”, o projeto é executado nas turmas dos ensinos fundamental e médio e abrange as disciplinas de Ciências, Geografia, História e Biologia.   

A cidade de Prudente de Morais fica em uma região cárstica com a ocorrência de muitas grutas e cavernas. “As pessoas da nossa própria região pouco conhecem sobre os aspectos naturais e qual é o tamanho do impacto ambiental na região cárstica em função da mineração, da agricultura, dos produtos químicos da agropecuária, da industrialização, do esgoto e das fossas ainda existentes na área urbana. O nosso maior interesse é que, a partir desse projeto, esses estudantes se tornem adultos mais conscientes e possam desenvolver alternativas corretamente sustentáveis em seus ambientes de trabalho no futuro”, pontua Eduardo.    

Os alunos desenvolvem pesquisas e constroem projetos com o objetivo de identificar, aprofundar nos conceitos e investigar os impactos, além de propor soluções por meio do desenvolvimento sustentável na qualidade da água, agricultura, geoturismo, ecoturismo, patrimônio natural e cultural. 

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