fbpx
quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Contato

Escolta irregular de presos sobrecarrega a Polícia Civil

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Além dos problemas cotidianos causados pela falta de efetivo e de equipamentos, a Polícia Civil se queixa de outro dificultador para o cumprimento das suas atribuições, a escolta de presos. Para buscar uma solução para o problema, a Comissão de Segurança Pública se reuniu nesta terça-feira (12/3/24), em audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O transporte e a custódia de presos é uma atribuição da Polícia Penal que, na prática, está a cargo da Polícia Civil em diversas regiões do Estado. O deputado Delegado Christiano Xavier (PSD) ressaltou que o efetivo da corporação hoje é menor do que o da década de 1980, de forma que assumir responsabilidades de outro órgão de segurança acaba por sobrecarregar ainda mais os policiais civis.

Como explicou o parlamentar, esse transporte de presos provisórios ou condenados obriga policiais a se deslocarem por mais de 400 quilômetros, em determinados casos, já que há unidades prisionais específicas, conhecidas como portas de entrada, para o acolhimento de homens, mulheres, LGBTs e menores de idade.

“Tenho certeza que é possível realizar esse transporte com o efetivo da Polícia Penal. A Polícia Civil está assumindo um problema que não é dela”, salientou.

Fonte: ALMG.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.