fbpx

Esgoto clandestino pode ser causa de surto de virose no litoral paulista

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, notificou a Sabesp (companhia de saneamento do estado) sobre possíveis vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da praia da Enseada, suspeitando que essas irregularidades possam estar relacionadas ao surto de gastroenterocolite aguda, conhecido como virose. A doença, que causa inflamação no estômago e intestinos, tem levado um grande número de pacientes aos hospitais da cidade e de municípios vizinhos.

Em janeiro, os casos de virose aumentaram 42% no Guarujá, com mais de 2.064 atendimentos registrados em dezembro. A Sabesp, por sua vez, informou que monitora o sistema de esgoto e que, em 2 de janeiro, ocorreu um vazamento pontual na região, mas não acredita que tenha relação com o surto.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) cobrou esclarecimentos sobre o surto, enviando ofícios à Sabesp e outras autoridades para garantir a qualidade da água e o monitoramento da saúde pública.

Os principais sintomas da virose são diarreia, vômitos, dor abdominal, febre, náuseas e dores musculares. Para prevenir a doença, é recomendada a higienização constante das mãos e alimentos, evitar consumir produtos expostos ao sol e procurar ambientes arejados. O tratamento envolve repouso e hidratação. Se os sintomas persistirem por mais de 12 horas, é importante buscar atendimento médico.

Fonte: O TEMPO.

Encontre uma reportagem