sexta-feira, 29 de março de 2024

Contato

Estado faz apelo sobre a importância da doação de órgãos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Ato capaz de salvar diversas vidas, a doação de órgãos foi lembrada pelo governo de Minas, em coletiva de imprensa na Cidade Administrativa, na tarde desta segunda-feira (28). No último domingo (27), foi comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.

“É um ato que não é simples, pois é um momento de dor, de alguém que está perdendo um ente, mas é importantíssimo. Um doador pode, efetivamente, doar órgãos para várias pessoas”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

De acordo com o chefe da SES-MG, 92% do total de órgãos doados no Brasil estão vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Amaral declarou que o procedimento é seguro, feito com o acompanhamento da Fhemig e com diagnóstico “muito sério”.

“O diagnóstico, que é uma coisa que as pessoas ficam inseguras, vinculado àquela pessoa ser uma doadora de órgãos, é feito no hospital, convalidado e acompanhado de perto por todo o grupo do MG Transplantes. Ou seja, é um diagnóstico que é, efetivamente, muito sério, muito confirmatório. Então, a família pode ter certeza que não há dúvida e que, podendo doar órgãos, vai ajudar muitas pessoas”, disse.

Abaixo, você confere um tira-dúvidas feito pelo Ministério da Saúde.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.