fbpx

Estudante da UFMG desenvolve caixa inovadora para aumentar segurança no transporte de órgãos para transplantes

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Wallace Terra, estudante de design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criou um protótipo de caixa que promete revolucionar o transporte de órgãos no Brasil. O projeto, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como principal objetivo aumentar a segurança e eficiência no processo de transporte, essencial para a preservação dos órgãos a serem transplantados.

A motivação para a criação surgiu após o estudante tomar conhecimento de uma tragédia pessoal envolvendo o irmão de um amigo, que faleceu devido a complicações em um transplante de medula óssea. “Foi o ponto de encontro entre o design e o problema no transporte”, afirmou Wallace. A caixa, feita de polipropileno com uma bolsa interna de silicone e filamentos que protegem o órgão durante o deslocamento, também utiliza uma solução aquosa combinada com gelo para prolongar a conservação do órgão.

Com funcionalidades ergonômicas, como rodas triangulares para facilitar a movimentação em escadas e uma alça adaptável, o protótipo foi patenteado pela UFMG, e agora busca parceiros para viabilizar sua produção em larga escala. Essa inovação surge em um cenário no qual mais de 44 mil brasileiros aguardam na fila por transplantes, destacando-se como uma contribuição significativa para a área médica.

Fonte da matéria e fotos: Alex Araújo, g1 Minas – Belo Horizonte / Jebs Lima, UFMG

Encontre uma reportagem