Um estudante do Colégio Técnico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foi um dos ganhadores da 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Paulo Marazzi desenvolveu uma pesquisa sobre a relação de lesões no fígado ao diagnóstico de Covid-19.
O estudante é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Sinalização de Cálcio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e recentemente foi selecionado para participar de programas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
A cerimônia de premiação acontece em 26 de julho, no campus da Universidade Federal do Paraná. A premiação da categoria “Iniciação Científica Júnior” prevê um valor de R$ 5 mil e uma bolsa de Iniciação Científica no país.
Estudo premiado
Marazzi foi orientado pela professora Maria de Fatima Leite, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB. O estudante iniciou o trabalho premiado ao perceber que pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 são frequentemente diagnosticadas com graves disfunções hepáticas, apesar de o vírus raramente ser encontrado no fígado.
Além dele, participaram do estudo os integrantes do Laboratório de Sinalização de Cálcio, os pesquisadores do Laboratório de Hipertensão, liderado pelos professores Robson Santos e Thiago Verano-Braga, e os integrantes do Laboratório de Patologia Molecular, coordenado pela professora Paula Vidigal.
“Essa conquista contribui para a quebra de inseguranças do ‘menino Paulo’, que iniciou sua trajetória em um laboratório de pesquisa aos 15 anos. Dedico este trabalho e o prêmio a todos os pacientes que morreram de covid-19 sem a oportunidade de se vacinarem contra a doença”, desabafou o estudante.
Falta de financiamento
O jovem fez questão de mencionar que a pesquisa foi desenvolvida em um momento em que o laboratório disponha de poucos recursos e sem nenhum financiamento vigente.
“Somado a isso, a ciência brasileira atravessava constantes ataques como consequência de uma onda negacionista que vivemos nos últimos quatro anos. Daí a importância de uma extensa colaboração entre laboratórios e professores da UFMG”, concluiu.
Com UFMG
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