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Estudante da UFMG ganha prêmio nacional ao relacionar danos no fígado ao diagnóstico de Covid

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Um estudante do Colégio Técnico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foi um dos ganhadores da 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Paulo Marazzi desenvolveu uma pesquisa sobre a relação de lesões no fígado ao diagnóstico de Covid-19.

O estudante é bolsista de iniciação científica no Laboratório de Sinalização de Cálcio do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e recentemente foi selecionado para participar de programas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A cerimônia de premiação acontece em 26 de julho, no campus da Universidade Federal do Paraná. A premiação da categoria “Iniciação Científica Júnior” prevê um valor de R$ 5 mil e uma bolsa de Iniciação Científica no país.

Estudo premiado

Marazzi foi orientado pela professora Maria de Fatima Leite, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB. O estudante iniciou o trabalho premiado ao perceber que pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 são frequentemente diagnosticadas com graves disfunções hepáticas, apesar de o vírus raramente ser encontrado no fígado.

Além dele, participaram do estudo os integrantes do Laboratório de Sinalização de Cálcio, os pesquisadores do Laboratório de Hipertensão, liderado pelos professores Robson Santos e Thiago Verano-Braga, e os integrantes do Laboratório de Patologia Molecular, coordenado pela professora Paula Vidigal.

“Essa conquista contribui para a quebra de inseguranças do ‘menino Paulo’, que iniciou sua trajetória em um laboratório de pesquisa aos 15 anos. Dedico este trabalho e o prêmio a todos os pacientes que morreram de covid-19 sem a oportunidade de se vacinarem contra a doença”, desabafou o estudante.

Falta de financiamento

O jovem fez questão de mencionar que a pesquisa foi desenvolvida em um momento em que o laboratório disponha de poucos recursos e sem nenhum financiamento vigente.

“Somado a isso, a ciência brasileira atravessava constantes ataques como consequência de uma onda negacionista que vivemos nos últimos quatro anos. Daí a importância de uma extensa colaboração entre laboratórios e professores da UFMG”, concluiu.

Com UFMG

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