fbpx

Estudo revela que tratamentos como Ozempic podem reduzir o risco de alguns tipos de câncer

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um estudo recente aponta que tratamentos para diabetes, como o Ozempic, podem reduzir o risco de desenvolver certos tipos de câncer. Publicado na revista JAMA, a pesquisa comparou pacientes com diabetes tipo 2 tratados com insulina a outros que receberam análogos do GLP-1 entre 2005 e 2018 nos Estados Unidos.

Os análogos do GLP-1, que imitam um hormônio intestinal, incluem medicamentos como liraglutida, lixisenatida e semaglutida (molécula presente no Ozempic, aprovado nos EUA em 2017). O estudo revelou que pacientes que receberam esses tratamentos tinham um risco significativamente menor de desenvolver 10 dos 13 tipos de câncer analisados, incluindo câncer de esôfago, colorretal, rim, pâncreas, ovário e fígado. No entanto, não houve efeito significativo para câncer de tireoide e de mama em mulheres na pós-menopausa.

Rong Xu, coautora do estudo, destacou que a obesidade está relacionada a pelo menos 13 tipos de câncer. Para pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade, os análogos do GLP-1 podem oferecer proteção contra certos tipos de câncer. Isso pode levar médicos a preferirem esses tratamentos em vez da insulina para pacientes com alto risco de câncer associado à obesidade.

Esses tratamentos têm mostrado benefícios adicionais, como a perda de peso e a redução do risco de doenças cardiovasculares, oferecendo esperança a milhões de pessoas e gerando lucros significativos para as empresas farmacêuticas.

Fonte: JAMA, AFP

Encontre uma reportagem