Na sexta-feira, dia 13, chegou ao Brasil um avião fretado pelo governo dos Estados Unidos com 45 brasileiros deportados. A aeronave aterrissou no Aeroporto Internacional de Confins por volta das 8:00 p.m. e de acordo com as informações, 24 deles cumpriam penas por crimes cometidos em território norte-americano.
Este é o maior número de condenados à prisão já deportados em um mesmo voo dos EUA para o Brasil.
Entre os condenados havia estupradores, pedófilos, traficantes e assaltantes.
Os demais brasileiros foram deportados por estarem ilegalmente no país. Eles foram detidos após a travessia ilegal da fronteira com o México.
Todos reclamaram que durante todo o voo ficaram algemados. Assim que chegaram em terras brasileiras, foram entregues à Polícia Federal, que decidirá para onde eles serão encaminhados.
O avião fretado partiu do aeroporto Phoenix-Mesa Gateway, no Arizona, e teve uma escala em Louisiana e Georgetown, antes de chega a Confins.
De acordo com as informações os brasileiros condenados por crimes nos Estados Unidos já cumpriram a pena e podem ser liberados ao chegarem no Brasil. Caberá à Polícia Federal averiguar se existem pendências, por parte dos infratores, com a Justiça brasileira.
As autoridades dos EUA emitiram um recente relatório onde mostrou que entre setembro de 2020 e outubro de 2021, houve um aumento de 814% no número de brasileiros apreendidos na fronteira. O número, que caiu durante a pandemia, chegou ao pico de 8.000 apreendidos em só um mês do ano de 2021.