Um homem está internado em estado grave após ter sido infectado por uma rara ameba “comedora de cérebro” nos Estados Unidos. O caso ocorreu no estado do Iowa e foi divulgado nesta segunda-feira (11) pelo portal norte-americano CBS News. O local onde ocorreu a contaminação foi fechado.
De acordo com as autoridades responsáveis pela investigação, o rapaz mergulhou em um lago no Parque Estadual Three Fires, no condado de Taylor, no Sudeste do estado. Ele foi diagnosticado com uma meningoencefalite amebiana primária, infecção rara e normalmente fatal causada pela ameba Naegleria fowleri.
Taxa de mortalidade de 97%
Os oficiais de saúde e os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) investigam se o lago está realmente infectado, o que pode levar dias. De acordo com o médico Jonathan Yoder, epidemiologista ouvido pela CBS, as pessoas são contaminadas quando a água entra pelo nariz, normalmente em lagos e rios.
Conforme estatísticas do CDC, a taxa de mortalidade da doença é superior a 97%. Somente quatro pessoas, das 154 que se contaminaram entre 1962 e 2021 nos EUA, sobreviveram. A partir da infecção, a ameba sobre até o cérebro e destrói o tecido na região, o que resulta na morte em um curto período.
Acredita-se que esse é o primeiro caso da ameba comedora de cérebro registrado em Iowa. Os estados vizinhos, Minnesota, Missouri e Kansas, já reportaram infecções anteriormente. Em 2020, um garoto de 13 anos morreu em função da ameba após passar férias na Flórida.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da Naegleria Fowleri são parecidos com os da meningite, incluindo dor de cabeça, náuseas, vômito, torcicolo, confusão e alucinações. Até o momento, em 2022, foram três casos confirmados nos Estados Unidos. Para driblar a contaminação, deve-se evitar nadar em água aquecida e sem tratamento, além de não mergulhar o nariz.
“É o pior parasita no mundo de que temos conhecimento, porque ele causa uma patologia desvastadora”, disse o cientista pesquisador Christopher Rice, do Centro de Descoberta de Drogas da Universidade da Geórgia. O diagnóstico, segundo ele, também é difícil, pois requer uma amostra do fluido espinal do cérebro.
Ainda conforme a CBS News, os sinais de infecção normalmente aparecem dias após o nado ou outra exposição nasal à água contaminada. Quando o caso é fatal, as pessoas morrem dentro de um a 18 dias após o início dos sintomas. O CDC reforça que a infecção não ocorre quando a pessoa somente engole a água contaminada.
O post EUA registram caso de ‘ameba comedora de cérebro’; homem está internado em estado grave apareceu primeiro em BHAZ.