EUA retiram tarifa de 40% sobre café, carnes, frutas e outros produtos brasileiros

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (21) a suspensão da tarifa de 40% que incidia sobre diversos produtos brasileiros. A decisão, publicada pela Casa Branca, beneficia mais de 200 itens, incluindo carne bovina, café, cacau, açaí, frutas e especiarias.

A medida vale para mercadorias que entraram em território norte-americano a partir de 13 de novembro, data que coincide com o encontro entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, quando o tema foi discutido.

Essa é a segunda mudança recente nas tarifas. Na semana passada, o governo dos EUA já havia reduzido de 50% para 40% a taxação de cerca de 200 produtos alimentícios importados de vários países, incluindo o Brasil. Agora, com a nova retirada das taxas, itens como café e carne bovina retornam às tarifas originais anteriores ao chamado “tarifaço”.

Entre os produtos brasileiros beneficiados estão:

café; carne bovina; açaí; cacau; banana; tomate; coco; castanha de caju; mate; pimenta; canela; baunilha; cravo; noz-moscada.

A lista completa foi disponibilizada pela Casa Branca na publicação oficial.

📸 Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca, em 15 de outubro de 2025 — ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

Encontre uma reportagem