Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas acontece no Parque das Mangabeiras em BH/MG no dia 24/11
O encontro entre os saberes de povos tradicionais de terreiros afro-brasileiros e povos indígenas será celebrado no evento Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas, que ocorrerá no dia 24 de novembro, domingo, a partir das 8h30, no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte/MG. A festividade, organizada pela Casa Pai Jacob do Oriente em parceria com a Reunião Umbandista Mineira (RUM) e o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), tem como objetivo promover a união entre os povos, desde sua primeira edição em 2017.
Durante o evento, os participantes se reúnem para cantar e dançar em círculos, descalços, com os pés na terra, agradecendo aos encantados e aos caboclos, e celebrando fenômenos naturais como chuva, sol e vento. Tudo acontece em harmonia, ao redor de uma grande mesa de alimentos tradicionais, em um ambiente de música e danças, onde todos celebram a união dos povos e suas tradições.
De acordo com o organizador, Pai Ricardo de Moura, o evento remonta e fortalece a reunião histórica que ocorreu no início da escravidão no Brasil, com o intuito de diminuir as distâncias entre povos com raízes culturais e espirituais semelhantes. Ele ressalta que a celebração visa, também, refletir sobre as raízes culturais do Brasil e combater o crescente preconceito religioso que afeta tradições como a Umbanda e o Candomblé.
A Pisada de Caboclo conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Parques.
Serviço
• Evento: Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas
• Data: 24 de novembro, domingo
• Horário: a partir das 8h30
• Local: Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte/MG
• Acesso Principal: Portaria Sul – Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras
• Entrada: Gratuita