O renomado apresentador Galvão Bueno, que deixou a TV Globo em 2022 após mais de quatro décadas de carreira, compartilhou suas experiências e desafios em uma recente entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Durante a conversa, ele abordou os bastidores de sua saída e fez uma crítica sutil à emissora carioca, afirmando que é possível encontrar bons programas fora da Globo.
Galvão recordou uma frase de seu amigo Jô Soares, que também havia deixado a Globo anos antes. “Quando eu saí [da Globo] em 1992, o Jô Soares, meu querido amigo, um dos homens mais cultos que eu já conheci na vida, ele tinha saído da Globo. Ele tinha ido pro SBT [fazer o programa Jô Soares Onze e Meia]. E ele usou uma frase. Disseram: ‘Porque você tá aí?’. Ele respondeu: ‘Porque também existe vida inteligente fora da Globo’”, relembrou o narrador, afirmando que ainda concorda com essa afirmação.
Apesar de reconhecer a importância da Globo em sua formação profissional, Galvão não hesitou em afirmar que a vida continua fora da emissora. “A Globo é uma casa espetacular. A Globo me deu tudo, tudo em que eu podia me formar como profissional. Tivemos nossas rusgas pelo caminho, lógico, mas foram anos muito bacanas. Mas existe vida inteligente fora da Globo”, declarou.
Em relação à sua saída, Galvão revelou que o projeto em que estava envolvido deveria ter terminado no final de 2022, logo após sua 13ª Copa do Mundo. Ele contou que, na véspera de sua saída, o diretor executivo da Globo, Amauri Soares, pediu que ele fizesse algumas gravações, tentando convencê-lo a permanecer. “Eu falei: ‘Mas acabou’. Houve uma conversa sobre o que fazer nos próximos dois anos”, explicou.
Galvão também mencionou um contrato de “no compete”, que o impedia de narrar jogos de futebol na TV aberta. Ao final desse período, ele foi questionado se gostaria de apresentar um projeto para continuar na emissora, o que não agradou o apresentador. “Eu achei isso um pouco de desaforo. Um pouco de falta de elegância. Eu ter que apresentar um projeto depois de 43 anos de sucesso? ‘Você tem algum projeto?’ [perguntaram]. Eu tenho: ir embora”, ironizou.
**Fonte: Folha de S.Paulo e Reprodução/YouTube**