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Expectativa altas para as compras do Dia dos Namorados

Por Dentro De Tudo:

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O Dia dos Namorados, conhecido como a data mais romântica do calendário, não apenas anima os casais, mas também impulsiona o comércio da capital. Segundo estimativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), a data deve injetar cerca de R$ 2,17 bilhões na economia de Belo Horizonte durante o mês de junho. Esse montante representa um aumento de 1,87% em relação ao ano anterior, refletindo o otimismo da maioria dos empresários.

Para 56% dos entrevistados em um levantamento realizado pela instituição, as vendas devem superar as do ano de 2023. Se essa projeção se concretizar, o Dia dos Namorados não será marcado pela contenção de gastos. De acordo com a pesquisa da CDL-BH, os consumidores planejam gastar em média R$ 221,81 por produto, representando um tíquete médio 22% mais alto do que no ano anterior. A expectativa é de que os clientes adquiram, em média, dois itens nesse valor, resultando em um gasto médio total de R$ 443,62 para presentear a pessoa amada – o que equivale a 31% do salário mínimo vigente, atualmente em R$ 1.412.

No que diz respeito às preferências de compra, as roupas seguem como a principal aposta dos comerciantes, sendo a escolha de 60% dos consumidores. Acessórios e sapatos ocupam a segunda posição, empatados com 19,3%, seguidos por malas e mochilas (12,7%), cosméticos (7,3%) e itens de decoração (6%).

A estratégia mais adotada pelos lojistas para impulsionar as vendas é a liquidação de produtos, apontada por 62% dos 150 participantes da enquete como o principal fator contribuinte para o aumento das vendas. Em seguida, destacam-se a flexibilidade nas formas de pagamento (9,3%), a divulgação (6,7%), o aumento do emprego para os consumidores (5,3%) e o bom atendimento (4,7%).

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