A Black Friday já se consolidou, definitivamente, como uma das principais datas comerciais do país. E uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) confirma essa realidade. Segundo o levantamento, 61% dos mineiros vão aumentar o consumo em função da data, que neste ano será celebrada no dia 29 de novembro.
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Os dados mostram, ainda, que dentre os setores que figuram no ranking das preferências dos consumidores, destacam-se os Eletrônicos e Eletrodomésticos (25,1%), seguido por Vestuário e Calçados (24,7%), Supermercado e Hipermercado (11,6%), Cosméticos e Perfumaria (11,2%) e Móveis (7,7%).
Conforme analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, a Black Friday é um período de oportunidades. “Além da possibilidade de encontrar promoções e preços atrativos em itens que estão em sua lista de desejos, o consumidor tem um incentivo a mais em novembro com o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, que deve injetar R$ 16 bilhões na economia do estado”, ressalta.
Lojas online e compras parceladas
Com relação ao local das compras, 54% dos mineiros preferem as lojas online, enquanto 46% não abrem mão de ir às lojas físicas.
Já sobre os meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado é a preferência de 52% dos entrevistados, seguido por cartão de crédito à vista e PIX, com 16% cada. Cartão de débito aparece na sequência, com 13% e, por fim, o dinheiro somando apenas 3%.
“Como vimos nos dados, a maioria dos consumidores querem comprar artigos eletrônicos e eletrodomésticos, que são itens de maior valor agregado. Por isso, o parcelamento no cartão de crédito se torna uma opção atrativa, pois dilui esse valor ao longo dos meses, sem comprometer de uma só vez o orçamento. Mesmo porque, o cenário econômico do país segue exigindo cautela”, analisa o economista da FCDL-MG.
A pesquisa também revela que, embora a maioria das lojas realizem promoções ao longo de todo o mês, 80% dos entrevistados vão efetuar suas compras somente no dia 29/11, quando acreditam que haverá maiores descontos.
Natal
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Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras. A maioria (36%) disse que as compras de Natal ficarão para a última hora, enquanto 32% querem mesmo aproveitar a Black Friday. Outros 32% preferem comprar na primeira semana de dezembro, arriscando num possível “rescaldo” da Black Friday.
Na opinião do presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, frente a todos esses dados, cabe aos lojistas aproveitar o momento. “A Black Friday traz oportunidades de vendas, de testar produtos e de se preparar para a melhor data comercial do ano, que é o Natal. O que vale é ser criativo, colocando em prática ações que atraiam o consumidor por meio de descontos, temáticas diferenciadas, atendimento customizado e novidades”, enfatiza.
Da Redação com FCDL MINAS GERAIS
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