Onze pessoas foram presas durante a segunda fase da Operação Saint Nicolas realizada pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (31), em Minas Gerais. De acordo com a PF, objetivo foi combater a prática de exploração sexual infantil na internet.
As prisões foram na Grande Belo Horizonte (4), Ipatinga (2), Uberaba (1), Paracatu (1), Patos de Minas (1), Governador Valadares (1) e Montes Claros (1).
Quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Grande BH (4), Ipatinga (2), Uberaba (2), Paracatu (1), Patos de Minas (1), Divinópolis (1), Governador Valadares (1), Montes Claros (1) e Juiz de Fora (2).
A delegada Andréa Tsuruta destaca que o avanço de tecnologias, programas eficazes, ferramentas e metodologias ajudam a identificar com mais agilidade pessoas que promovem a disseminação de arquivos de imagem e vídeo com conteúdo de abuso sexual infantil.
“A internet não é terra sem lei e nem ambiente livre para isso”, adverte.
Em casos de prisão, os investigados podem responder pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, que podem chegar a 10 anos de reclusão e multa.
Globo Minas – Foto: Polícia Federal/Divulgação.