Após sete anos sem edições, a Exposete retorna em grande estilo para sua 53ª edição, que será realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, no Parque de Exposições JK, em Sete Lagoas. O evento, que conta com apoio da Prefeitura e do Sindicato Rural, promete marcar a história da cidade ao reunir grandes shows, rodeio profissional e diversas novidades.
A abertura, nesta quinta-feira (18), e o encerramento, no domingo (21), terão entrada gratuita no setor pista. A programação musical traz artistas de destaque, como Diego & Victor Hugo, Bruno César & Rodrigo, Henrique & Juliano, Grelo, Deu Samba, Murilo Huff, Trio Parada Dura, Nattan, Deive Leonardo e Rayane & Rafaela.
Entre as novidades está o Concurso da Rainha da Exposete, realizado pela primeira vez este ano, com 57 participantes. A vencedora foi Yara Moreira da Silva, que representará a tradição, a cultura e a beleza de Sete Lagoas durante a festa. Outro ponto alto é o rodeio profissional, que terá montarias em touros e provas de laço, além da possibilidade de inclusão do ranch sorting e do “poeirão de marcha”, reforçando o vínculo com as raízes rurais.
A edição de 2025 apresenta a maior estrutura já montada na cidade, com palco de mais de 300 metros de LED, arquibancadas amplas, camarotes climatizados, lounges exclusivos, praça de alimentação variada e 20 mil m² de piso para garantir acessibilidade e conforto ao público. A segurança será reforçada com apoio da Polícia Militar, drones com reconhecimento facial fornecidos pelo Governo de Minas e o sistema Guardião 7L, que integra mais de 200 câmeras de monitoramento em Sete Lagoas.
Além do entretenimento, a Exposete tem forte impacto econômico. A expectativa é movimentar cerca de R$ 10 milhões, beneficiando comércio, hotelaria, gastronomia e turismo. Produtores rurais e empreendedores locais também terão espaço para expor seus produtos e serviços.
O prefeito Douglas Melo destacou a importância do retorno da festa: “O retorno da Exposete é mais do que a volta de uma festa: é a recuperação de um patrimônio cultural e econômico de Sete Lagoas e de toda a região central de Minas. Esperamos receber mais de 100 mil pessoas em quatro dias de evento. Além de ser vitrine para grandes nomes da música sertaneja, a Exposete valoriza a produção rural e fortalece a identidade regional, conectando campo e cidade”.