O Memorial Vale recebe a partir desta terça (28/11) uma mostra bem curiosa e interessante e que resgata uma preciosidade: o crânio do Homem de Lagoa Santa que está de volta a Minas Gerais.
A peça integra a mostra “Imagens que não se conformam”, que reúne peças da coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e trabalhos de artistas contemporâneos. A exposição – que tem curidoria de Paulo Knauss e co-curadoria local de Fabíola Rodrigues – vai ficar em cartaz até 10 de março de 2024.
Descoberto em pesquisas paleontológicas realizadas em meados do século XIX pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), considerado o pai da palentologia brasileira, nas grutas de Minas Gerais, o crânio é um símbolo da história da ciência no Brasil.
De acordo com o site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o “Homem de Lagoa Santa” como foi batizado o conjunto de fósseis humanos, “contribuiu muito com a pesquisa arqueológica brasileira e ajudou a reconstruir um importante período da nossa pré-história. Os pesquisadores acreditam que esses humanos possam ter sido contemporâneos dos animais da Megafauna (grandes mamíferos), que, durante muito tempo, estudiosos como Lund acreditavam já estarem extintos quando surgiram as grandes populações humanas.
Knauss – que, além de curador, é sócio titular e vice-presidente do IHGB, falou da importância deste resgate no material divulgado pela assessoria de imprensa do Memorial: “Esta será a primeira vez que o crânio será exposto em Minas Gerais desde a sua descoberta. Isso é motivo de uma satisfação imensa para o IHGB! Os mineiros poderão ver de perto uma peça importantíssima que remonta ao seu passado mais distante.”
Com obras de destaque na arte e história brasileira, como o busto de Dom Pedro I (escultura em bronze representando o nosso primeiro imperador), “Imagens que não se conformam” apresenta peças e obras raras que remetem aos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil em diálogo com produções de artistas contemporâneos mineiros.
Belo Horizonte é a última parada da itinerância que percorreu as regiões Norte e Nordeste, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de incentivo à Cultura. O rico acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) chega à capital mineira para dialogar com produções de artistas contemporâneos locais.
Serviço
Exposição “Imagens que não se conformam”
De 28 de novembro de 2023 a 10 de março de 2024 no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcinários)
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita
Fonte: O Tempo.