Exposição “Relembrança” é aberta na Praça Bom Jesus dentro da programação do FENAR Brasil

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na manhã deste sábado (16), Matozinhos recebeu a abertura oficial da exposição Relembrança, da fotógrafa Renata Ataíde, parte da programação da 3ª edição do Festival Nacional de Arte de Rua – FENAR Brasil. A mostra ocupa a Praça Bom Jesus com cinco estruturas em formato de “casa”, que abrigam nove fotografias ampliadas, em uma instalação que chama a atenção pela beleza e originalidade.

Segundo Renata, a proposta é convidar o público a revisitar a história e a memória coletiva da cidade. “As imagens foram selecionadas a partir de pesquisas e registros que evidenciam elementos marcantes da identidade cultural de Matozinhos. O formato das estruturas remete ao lar como espaço de proteção e pertencimento”, explica a artista.

Exposições de grande formato e com montagens diferenciadas já se tornaram marca registrada do FENAR Brasil. Em edições anteriores, a própria Renata e também o Coletivo Interiorizar — do qual ela faz parte — já apresentaram trabalhos que dialogam com a identidade local e com a preservação da memória cultural. “Cada edição do festival inspira um novo olhar, mas o fio condutor é sempre o patrimônio cultural e o que ele representa para quem vive ali”, completa.

A mostra segue em cartaz durante todo o festival, que vai até 24 de agosto, transformando Matozinhos em um grande palco de arte e cultura a céu aberto.

O FENAR é viabilizado com o patrocínio da Cimento Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Matozinhos. A realização é do Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente – Estado Eficiente.

Encontre uma reportagem