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Fabricado em Sete Lagoas, Iveco S-Way estreia no Brasil com até 540 cv e elementos da Fiat Toro

Por Dentro De Tudo:

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Três anos depois de ter sido apresentado na Europa, o Iveco S-Way estreia no Brasil. Com projeto inteiramente novo, sua missão é substitui o Hi-Way (lançado em 2013) no posto de pesado topo de linha e colocar a fabricante italiana em pé de igualdade com Mercedes Actros, Volkswagen Meteor, Scania linha S e Volvo FH.

Fabricado em Sete Lagoas (MG), o Iveco S-Way estará disponível inicialmente em três versões, 450 cv (4X2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4). O motor é sempre o FPT Cursor 13 que já era usado no Hi-Way, mas adequado para atender o Proconve P8 que entrará em vigor a partir de 2023.

Nessa adequação ganhou turbo de geometria variável com controle eletrônico e a versão mais potente teve sua potência reduzida de 560 cv para 540 cv, com  250 kgfm de toque . 

A estratégia da Iveco para cumprir as novas normas, que exigem redução de material particulado em 50% e de NOx em 80%, é diferente das outras fabricantes pois não utiliza o sistema EGR (recirculação dos gases de escape).

Usa o sistema chamado HI-eSCR, que usa sensores de NOx e amoníaco para dosar a uréia injetada no escape e um misturador de alta turbulência termicamente isolado que por si só garante 98% de eficiência de conversão de NOx sem precisar do sistema EGR. Ou seja, o motor depende apenas do Arla 32, como nos Euro 5, evitando o aumento das intervenções de manutenção do motor.

Com essas mudanças e novas calibrações do motor e do câmbio (o ZF Traxon de 12 velocidades), ainda permitiu uma redução de consumo em até 15% na comparação com o Hi-Way.

Por sinal, com o uso da ZF Traxon a Iveco passa a ter sistema de predição baseado no mapa topográfico do GPS embarcado no caminhão, chamado PreVision. Ou seja, o câmbio consegue se antever a uma subida para ter a marcha exata engatada quando necessário (seja uma subida ou descida), otimizando o desempenho. É algo que todos os rivais já ofereciam.

Também há sistemas focados em redução de consumo, como o IVECO Drive, para estimular a condução econômica, e o EcoRoll, uma função que faz a transmissão assumir a posição Neutro automaticamente para permitir maior rolagem do veículo, e a Rocking Mode, que auxilia nas partidas em condições severas.

Também houve um aumento da capacidade do freio motor para 610 cv, ou seja, um ganho de 150 cv e distribuído em quatro níveis de atuação para aumentar a segurança e a vida útil dos freios.

Fonte: Quatro Rodas. Fotos: Divulgação Iveco.

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