fbpx

FAKE NEWS: É falsa as informações divulgadas nas redes sociais sobre possível rompimento de barragem no Urubu, em Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

É FAKE um comunicado que está sendo divulgado nas redes sociais como sendo da Defesa Civil de Pedro Leopoldo sobre um possível rompimento de barragem na região do Urubu, na manhã desta segunda-feira (10). O Governo Municipal divulgou nota desmentindo a informação.

O conteúdo postado informa uma possível abertura de comportas em uma barragem no urubu. No entanto, sequer existe barragem deste nível na citada região. “É Fake”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.

A postagem, no entanto, foi rapidamente compartilhada nos grupos de WhastApp, e vários moradores entraram em contato para saber se a informação era verdadeira.

Em nota, a Prefeitura de Pedro Leopoldo informa que “Não procede a informação que circula pelo whatsapp, supostamente assinada pela Defesa Civil de Pedro Leopoldo, falando sobre possível rompimento da barragem do Urubú Umbú. O texto não foi elaborado pela Defesa Civil Municipal. Informações oficiais serão publicadas em nossas redes sociais. Não compartilhe notícias sem ter certeza de sua veracidade!”.

FAKE NEWS

Boatos, mentiras, dados duvidosos e informações tendenciosas – afinal, fake news é crime? Com a rápida disseminação de notícias falsas e o alto potencial de viralização desse tipo de conteúdo, a prática tem se tornado cada vez mais preocupante e o seu combate, um desafio.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, as fake news se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras. Além disso, enquanto uma notícia verdadeira chega a cerca de 1000 pessoas, uma postagem falsa pode atingir até 100 mil pessoas.

Não existe uma lei específica que tipifique ou defina esse ato, embora existam vários projetos de lei que buscam tornar as fake news algo criminoso, nenhum foi aprovado, sob a alegação de que poderiam ferir a liberdade de expressão.

Encontre uma reportagem