Falta de Ozempic nas farmácias preocupa pacientes e médicos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O medicamento Ozempic, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, está em falta nas farmácias de Belo Horizonte, incluindo redes como Araújo e Pacheco. A escassez já havia sido prevista pela farmacêutica Novo Nordisk, que em setembro alertou sobre o aumento inesperado da demanda pelo remédio. Em nota, a empresa informou que a reposição será gradual ao longo de 2024, sem uma data precisa para a normalização do estoque.

Além do uso prescrito para controle do diabetes, o Ozempic também vem sendo utilizado, sem orientação médica, como auxiliar na perda de peso, o que pode ter contribuído para o aumento da demanda. Levimar Rocha Araújo, endocrinologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, alerta para os riscos desse uso indiscriminado e destaca as consequências para os pacientes que realmente necessitam do medicamento. Segundo ele, a interrupção do tratamento pode causar aumento nos níveis de glicose, o que preocupa os médicos.

A farmacêutica reforça que, apesar da escassez, o produto não será descontinuado e não há problemas de qualidade. A orientação para os pacientes é consultar seus médicos sobre alternativas de tratamento.

Encontre uma reportagem