Falta de vacinas em Minas recebe críticas em audiência pública

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (3), foi abordada a falta de vacinas no estado, com destaque para a ausência de doses contra a Covid-19 e a irregularidade na distribuição da vacina contra a varicela (catapora). Marcela Lencine Ferraz, diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, informou que o Ministério da Saúde (MS) se comprometeu a regularizar a entrega da vacina contra a Covid na primeira quinzena de dezembro. Já em relação à vacina contra catapora, ela destacou dificuldades nos fornecedores, com previsão de normalização apenas no primeiro semestre de 2025.

Ferraz também mencionou que, desde agosto de 2023, o estado tem recebido remessas irregulares da vacina contra varicela, com a última entrega ocorrendo em junho deste ano. Embora o estado mantenha um estoque reduzido para surtos, a escassez tem gerado preocupações.

Thiago Ferreira de Oliveira, representante da Associação Mineira de Municípios (AMM), afirmou que a entidade tem pressionado o MS por soluções há 90 dias, destacando que, segundo levantamento realizado em 211 municípios, a vacina contra catapora é a que mais falta, com atrasos de até quatro meses na entrega.

Fonte: HOJE EM DIA

Foto: Reprodução

Encontre uma reportagem