Você não é perfeito e não tem uma família perfeita, mas precisa ser grato independente da estrutura, classe econômica, fragilidades e constância familiar.
Como você enxerga sua família? Essa resposta é muito significativa para sua vida pessoal, profissional, social, afetiva, enfim querendo ou não sua família será sempre sua referência. Portanto, não tem sentido desconsidera-la, mas entender suas fragilidades e constâncias e selecionar o que você deseja seguir é essencial.
Em Família em Construção faço uma autoavaliação e analiso a minha família, minhas atitudes e a relação do que eu falo e faço antes de escrever.
Se eu me apegasse somente às fragilidades que a família me apresentou durante a minha vida, provavelmente não estaria escrevendo para você. Ao contrário, acolhi o que me faria evoluir e segui construindo a minha família.
Construir uma família próspera tem uma relação direta com nossas escolhas diárias. Posso afirmar que sabemos em nosso interior quando devemos ou não seguir um caminho, o problema é que às vezes insistimos em fazer aquilo que não devemos.
Outra situação comum é insistirmos em não mudar porque o outro membro familiar não quer mudar, mesmo sabendo que ele está errado.
Você faz o que é certo ou faz o incorreto porque todos fazem?
Porque é normal, é assim mesmo, as pessoas fazem e eu não posso fazer.
Aqui está um conflito pronto na Construção Familiar: escolher o que agrada o outro ou o que não está correto para me igualar ao outro.
Estamos novamente em um momento de reflexão com tantas tragédias e fragilidades acontecendo e ainda existem pessoas que não querem mudar, colocam uma viseira, suas ações continuam imutáveis.
Chegou o momento de acordar e repensar principalmente nossas atitudes familiares, pois os exemplos começam em casa.
Se não permitirmos:
– a frustração de um filho;
– o diálogo com o marido ou a esposa quando há divergência;
– a espiritualidade como nossa fortaleza;
– a opinião e a decisão pautadas no que é correto ou nos nossos valores;
Teremos cada vez mais Famílias frágeis, porque a vida não é um conto de fadas. Em contrapartida se realizarmos as ações supracitadas e outras mais, teremos Famílias constantes, que se ajustam e valorizam o dia a dia como exemplo e referência do futuro.
ENFIM…
A Construção Familiar depende 90% de você, das suas escolhas, valores, ética, espiritualidade, relacionamentos e 10% da sua estrutura.
PENSE COM CARINHO
VOCÊ DECIDE COMO SERÁ O SEU MUNDO FAMILIAR.
PAUTADO EM UMA FAMÍLIA FRÁGIL OU CONSTANTE?
Danielly da Silva Araújo
Formação:
Pedagoga/ Pós-graduada em Gestão das Organizações Sociais/ Psicopedagogia (em curso)/ MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (em curso).
Atuação profissional:
Gestora de Escola de Educação Infantil/ Vice-diretora de Escola de Educação Especial
Influencer Digital:
Autora do Conteúdo Família em Construção
Redes Sociais:
Instagram: daniiaraujjo_ / Facebook: Danielly Araújo / Página Facebook: Família em
Construção / Colunista do Jornal @pordentrodetudo.