Pais e responsáveis por quase 200 estudantes se mobilizaram nos últimos dias contra a possibilidade de encerramento do regime de ensino integral no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição de ensino fundamental localizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte. A mudança, ainda em fase de avaliação, tem gerado preocupação quanto ao impacto na rotina familiar e no desenvolvimento dos alunos.
O colégio, fundado em 1954, funciona das 7h30 às 14h30 e é referência na educação pública de qualidade, ofertando ensino do 1º ao 9º ano. O regime integral, segundo os familiares, é essencial para permitir que muitos pais — em especial mães solo — possam trabalhar enquanto os filhos permanecem em um ambiente pedagógico seguro e com atividades diversificadas.
A pedagoga Vanessa Gonzaga, mãe de um aluno do 1º ciclo, relata que soube da possível mudança por meio de funcionários e motoristas de transporte escolar. A notícia informal causou alarme: “Sou mãe solo e uso o período em que meu filho está na escola para trabalhar. Se o horário for reduzido, terei que diminuir minha carga de trabalho. Sem contar as perdas pedagógicas que ele teria”, disse.
A preocupação também se estende a mães de crianças com deficiência. A gari Andréia Soares, mãe de um menino de 6 anos diagnosticado com esquizencefalia, teme que o corte no tempo escolar prejudique o desenvolvimento do filho. “Ele é muito bem tratado ali. Eu trabalho enquanto ele está na escola. Não tenho com quem deixá-lo”, afirmou.
O Centro Pedagógico da UFMG organiza o ensino em três ciclos — do 1º ao 9º ano — e adota o tempo integral desde 2011, como projeto piloto. Em nota, a Universidade informou que o regime ainda não foi aprovado pelo Conselho Universitário, e que está em curso uma avaliação institucional sobre o funcionamento da escola. A reitoria reforçou que o processo respeitará os trâmites formais e será conduzido com amplo diálogo com a comunidade escolar.
Apesar de destacar o compromisso com a qualidade da educação e a formação docente, a UFMG sinalizou que a discussão sobre a manutenção do tempo integral está aberta à deliberação técnica, administrativa e pedagógica. A direção do Centro Pedagógico se colocou à disposição para esclarecer dúvidas e ouvir as demandas da comunidade.
Fonte: O Tempo — Foto: Wokandapix/Pixabay
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